Objetivos:
− Identificar as características dos contos de fadas.
− Reescrita de contos
− Planejar, produzir e revisar textos.
− Entender que a leitura e a escrita são muito importantes para que as pessoas exerçam seus direitos, possam trabalhar e participar da sociedade com cidadania, se informar e aprender coisas novas ao longo de toda a vida.
* Conteúdos:
− Leitura e escrita
− Procedimentos de produção de revisão de textos escritos.
− Características dos contos de fadas.
* Áreas do conhecimento
− Artes
− Linguagem
* Tempo Estimado
30 dias
* Material necessário
− Livros de contos de fadas.
− Caderno
− Lápis de cor
− Maleta para transporte dos livros.
− Papeis para decoração da maleta e caderno
− Lápis, borracha, idrocor etc...
Orientações Didáticas:
I – Momento:
Apresentação do projeto aos alunos (material necessário, os objetivos a serem alcançados e o produto final).
Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos.
1 – Quais são os contos que eles conhecem?
2 – Se eles já leram algum conto?
3 – Qual o conto mais interessante?
4 – Qual a importância da leitura?
II – Momento:
Nesse momento é importante que o professor apresente alguns contos aos alunos e até leia alguns para terma e promova uma discussão coletiva.
− Quando e onde se passa a história/
− Há personagens bons e maus? O Que acontece com eles no final.
− Pedir aos alunos que apresentam pistas textuais para justificar as respostas.
− Sintetize no quadro ou mural as características comuns dos textos.
III – Momento:
− Apresentação da caixinha de leitura
− Solicitação aos pais sobre o acompanhamento da atividade e cuidado com o material que tem dentro da mesma.
− Informar aos pais que os alunos utilizem 02 folhas do caderno, uma para a reescrita e outra para ilustração (desenho).
− Marcar reunião de pais para comunicar sobre o processo ensino-aprendizagem e a realização do projeto: Contos.
IV – Momento:
− Solicitar que cada aluno leve a caixinha de leitura para casa.
− Será feio um sorteio para decidir quem levará a caixinha de leitura.
− Dentro da caixinha terá 10 contos para que o aluno escolha o de sua preferência.
− O aluno irá ler o conto escolhido e em seguida fazer a reescrita em uma folha do caderno em anexo e a ilustração ao lado, sendo que cada aluno só poderá utilizar 02 folhas.
− No dia seguinte o aluno apresentará para a turma o reconto que fez.
− O professor irá reforçar a questão da estrutura do texto, como foi o que ele sentiu ao realizar a tarefa.
V – Momento:
− Produto final
* Será feita uma seleção dos contos os mais escolhidos em Daca sala.
* Cada turma ficará responsável de apresentar um conto no auditório na escola para os demais colegas.
− Identificar as características dos contos de fadas.
− Reescrita de contos
− Planejar, produzir e revisar textos.
− Entender que a leitura e a escrita são muito importantes para que as pessoas exerçam seus direitos, possam trabalhar e participar da sociedade com cidadania, se informar e aprender coisas novas ao longo de toda a vida.
* Conteúdos:
− Leitura e escrita
− Procedimentos de produção de revisão de textos escritos.
− Características dos contos de fadas.
* Áreas do conhecimento
− Artes
− Linguagem
* Tempo Estimado
30 dias
* Material necessário
− Livros de contos de fadas.
− Caderno
− Lápis de cor
− Maleta para transporte dos livros.
− Papeis para decoração da maleta e caderno
− Lápis, borracha, idrocor etc...
Orientações Didáticas:
I – Momento:
Apresentação do projeto aos alunos (material necessário, os objetivos a serem alcançados e o produto final).
Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos.
1 – Quais são os contos que eles conhecem?
2 – Se eles já leram algum conto?
3 – Qual o conto mais interessante?
4 – Qual a importância da leitura?
II – Momento:
Nesse momento é importante que o professor apresente alguns contos aos alunos e até leia alguns para terma e promova uma discussão coletiva.
− Quando e onde se passa a história/
− Há personagens bons e maus? O Que acontece com eles no final.
− Pedir aos alunos que apresentam pistas textuais para justificar as respostas.
− Sintetize no quadro ou mural as características comuns dos textos.
III – Momento:
− Apresentação da caixinha de leitura
− Solicitação aos pais sobre o acompanhamento da atividade e cuidado com o material que tem dentro da mesma.
− Informar aos pais que os alunos utilizem 02 folhas do caderno, uma para a reescrita e outra para ilustração (desenho).
− Marcar reunião de pais para comunicar sobre o processo ensino-aprendizagem e a realização do projeto: Contos.
IV – Momento:
− Solicitar que cada aluno leve a caixinha de leitura para casa.
− Será feio um sorteio para decidir quem levará a caixinha de leitura.
− Dentro da caixinha terá 10 contos para que o aluno escolha o de sua preferência.
− O aluno irá ler o conto escolhido e em seguida fazer a reescrita em uma folha do caderno em anexo e a ilustração ao lado, sendo que cada aluno só poderá utilizar 02 folhas.
− No dia seguinte o aluno apresentará para a turma o reconto que fez.
− O professor irá reforçar a questão da estrutura do texto, como foi o que ele sentiu ao realizar a tarefa.
V – Momento:
− Produto final
* Será feita uma seleção dos contos os mais escolhidos em Daca sala.
* Cada turma ficará responsável de apresentar um conto no auditório na escola para os demais colegas.
bom dia!!!
ResponderExcluirbom voces estão falando do projeto leitura com prazer seu projetos estão otimos mas para melhorar voces poderia complementar ele como falar onde seria o projeto, para que sera feito, com quem sera feito, quando sera feito e recursos comcretos necessarios.
parabens pela força de vontade de vocês.